top of page
Buscar
  • Foto do escritorAloha Publicidade e Design

Você, empreendedor, pode estar nadando no oceano errado!

Relaxa, esse conteúdo não tem nada a ver com biologia marinha. Bora falar sobre negócios!

A maioria dos empreendimentos funciona sob a lógica da competição.


Quando se pensa em “eliminar a concorrência”, o primeiro impulso é querer superá-la de alguma forma. Geralmente, optamos por trabalhar o preço, os descontos, a qualidade, o atendimento...para daí conseguir conquistar os consumidores.


Isso acontece porque as empresas oferecem produtos e serviços muito parecidos, o que aumenta a pressão por preços. Esse é o cenário de um mercado saturado, o famoso OCEANO VERMELHO, porque todos os peixes ou empreendedores estão brigando por um pedaço do cliente do concorrente. É um verdadeiro banho de sangue!


Neste oceano, as possibilidades são muito limitadas, por isso, leve o seu negócio para longe dele. Mas, para aonde? Vá para as águas cristalinas do OCEANO AZUL, o lugar dos mercados inexplorados, onde você vai poder crescer sem se preocupar com os concorrentes.


Mas, calma lá, isso não significa obrigatoriamente ter que criar um produto inédito ou elaborar uma solução visionária e única, basta aprender a combinar soluções inovadoras a funcionalidades que atraiam as pessoas.


Quer um exemplo? Cirque Du Soleil, essa proposta foge totalmente de um modelo convencional de circo, com aqueles elementos clichês, batidos, desgastados e ruins (como o uso de animais) e redesenha um modelo de negócio diferente, trabalhando elementos da música e do teatro, criando uma experiência única e, financeiramente, bem mais cara para o consumidor.


Outro exemplo, a Netflix. A empresa aplicou o raciocínio de bufete livre a um mercado que, antes, funcionava somente “a la carte”. O resultado foi não só o sucesso comercial, como também uma mudança profunda no setor.


É claro que você não precisa se desesperar porque não consegue pensar em uma ideia inovadora. A verdade é que a roda já foi inventada, mas eu tenho certeza que se você repensar com calma o seu modelo de negócio através do Oceano Azul, você pode achar caminhos interessantes a serem percorridos.


Para isso, observe à sua volta. Existe alguma necessidade dos consumidores que não está sendo atendida? Como você pode ajudar a solucionar esse problema?


Essas questões podem ajudar o seu negócio a encontrar um caminho para inovação e mercados que oferecem menos competição e gastos para sobressair frente a outras empresas.

0 comentário

Comments


bottom of page